Leilão de concessão das rodovias MG-290 e BR-459 acontecerá no próximo mês

Ontem (26), o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais, Fernando Marcato, confirmou que o leilão para concessão do lote de rodovias do Sul de Minas, o...

Ontem (26), o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais, Fernando Marcato, confirmou que o leilão para concessão do lote de rodovias do Sul de Minas, o qual inclui a MG-290 e a BR-459, será realizado no dia 8 do próximo mês, na sede da Bolsa de Valores de São Paulo (SP).

O edital para concessão do trecho foi publicado no final do ano passado e o leilão estava previsto para março de 2022, contudo, a oferta acabou adiada por questionamentos jurídicos e necessidade de “ajustes de preços” em razão da inflação provocada pelo pós-pandemia e pela guerra na Ucrânia.

De acordo com Marcato, o governo está confiante com o sucesso do leilão, previsto para agosto. “O mercado já mostrou interesse e agora já estamos na reta final. As empresas estão na fase de preparação de propostas e a gente espera que no dia 8 de agosto, agora, vamos estar na Bolsa de Valores de São Paulo, batendo o martelo dessa concessão”, estimou o secretário.

Oito rodovias do Sul de Minas serão ofertadas no leilão por um período de 30 anos, são elas: MG-290, BR-459, MG-173, MG-295, MG-459, MG-455, CMG-146 e LMG-877. Juntas, somam mais de 454 quilômetros de extensão. Cabe destacar que a contrapartida inicial da empresa vencedora deverá ser R$ 1,8 bilhões em investimentos de infraestrutura. (Rede Moinho 24)