Estava previsto para amanhã (1), a modificação nos valores de pedágios no Estado de São Paulo. Contudo, de acordo com a Secretaria de Logística e Transportes (SLT), as tarifas praticadas nos pedágios de rodovias de São Paulo não serão reajustadas este ano, conforme anunciado hoje (30).
Segundo o governo do estado, a medida foi tomada “por causa da atual conjuntura econômica e do custo Brasil, com a alta desenfreada dos preços, em especial, de combustíveis”. O governador e candidato à reeleição Rodrigo Garcia (PSDB) disse que, diante da alta desenfreada de preços, “é impensável onerar o bolso dos paulistas”. A atualização seria de 10,72% (IGP-M) a 11,73% (IPCA) para as perdas inflacionárias ocorridas nos últimos 12 meses.
Uma nova política estadual para as rodovias concessionadas paulistas deverá ser criada pela SLT e a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), a fim de buscar alternativas que não prejudiquem a população e os setores que dependem do transporte pelas rodovias, bem como não inviabilizar os contratos assinados com as concessionárias. (Exame)
