Ontem (20), foi apresentado o estudo de modelagem para a concessão da iluminação pública de Lajeado (RS). O município será um dos primeiros no interior do estado a implementar a iluminação pública inteligente.
O evento ocorreu no salão de eventos da prefeitura, onde reuniu representantes de entidades e vereadores. O estudo foi apresentado pelo consórcio vencedor composto pela Enel X S.A e a Radar PPP Ltda, que venceram o chamamento público feito no ano passado. Durante o encontro mostraram dados técnicos, econômico-financeiros e jurídicos do processo de concessão do serviço.
A duração da concessão está prevista inicialmente para 20 anos, a partir da assinatura do contrato. Os principais objetivos da proposta é modernizar o serviço de iluminação na cidade e reduzir gastos com energia em prédios públicos.
O vencedor do certame será responsável pela substituição de toda a iluminação pública convencional por lâmpadas LED e a instalação de usinas fotovoltaicas para geração de energia nos prédios públicos.
Em breve, o governo abrirá uma consulta pública à comunidade. Na sequência, realizará uma audiência pública e, posteriormente, finalizará o edital de licitação. A intenção é que a licitação ocorra ainda este ano e o contrato seja assinado nos início de 2023. (A Hora)
