Edital para a concessão das rodovias no Rio Grande do Sul será publicado em breve

Hoje (31), o governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) anunciou, em uma coletiva de imprensa, no Palácio Piratini em Porto Alegre (RS), que o Conselho Gestor do Programa de Concessões e...

Hoje (31), o governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) anunciou, em uma coletiva de imprensa, no Palácio Piratini em Porto Alegre (RS), que o Conselho Gestor do Programa de Concessões e Parcerias Público-Privadas do governo do Estado aprovou a publicação do edital para a concessão de 414,19 quilômetros do bloco 2 de rodovias do programa RS Parcerias.

O bloco 2 compreende trechos das rodovias ERS-128, ERS-129, ERS-130, RSC-453, localizadas no Vale do Taquari (RS), e das rodovias ERS-135, ERS-324, BR-470, que conectam Nova Prata a Erechim, ambas no estado do Rio Grande do Sul. Segundo o governador, “É o nosso bloco mais extenso, que compreende uma região onde está 12,8% da população do Estado e 13,8% do PIB gaúcho”.

A previsão é que o leilão seja realizado no início de setembro, e o vencedor do certame deverá realizar investimentos de R$ 2,19 bilhões nos primeiros sete anos de concessão.

A concessão terá duração de 30 anos, onde deverão ser investidos o total de R$ 4,1 bilhões em obras de ampliações e melhorias, que auxiliaram a fluidez do trânsito e a segurança nos trechos concedidos.

O critério utilizado na seleção dos projetos será o de menor valor de tarifa pedágio, sem limite de desconto, porém será exigido aporte de capital próprio a cada ponto percentual de deságio. (O Nacional)