Governo de São Paulo lançará concurso arquitetônico para o Novo Centro Administrativo

Na próxima quarta-feira (27), o Governo do Estado de São Paulo lançará o concurso para que arquitetos apresentem propostas para o Novo Centro Administrativo, que será no bairro Campos Elíseos,...

Na próxima quarta-feira (27), o Governo do Estado de São Paulo lançará o concurso para que arquitetos apresentem propostas para o Novo Centro Administrativo, que será no bairro Campos Elíseos, região central da capital paulista, que já abrigou o governo paulista. A atual gestão apresentará as diretrizes básicas do projeto que deverão ser seguidas pelos profissionais, o projeto é uma parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB). De acordo com o planejamento inicial, as secretarias, autarquias e empresas públicas serão transferidas para um conjunto de prédios entre a Praça Princesa Isabel e o Palácio dos Campos Elíseos. O projeto será realizado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), que deverá custar cerca de R$ 4 bilhões. A versão final do edital será publicada no próximo ano. Segundo estudos iniciais, o período para a conclusão das obras será de quatro anos. A proposta faz parte de um programa de medidas destinadas à revitalização do Centro da capital. Entre outros benefícios, estão os ganhos de eficiência no serviço público e economia de despesas, uma vez que a proximidade física auxiliará na integração dos órgãos estaduais. Atualmente, a administração paulista ocupa cerca de 60 imóveis com área total de 807 mil m², mais que o triplo dos 280 mil m² consideram como necessários pela atual gestão. Além dos órgãos da administração, o projeto do governo prevê espaços para restaurantes, lojas e outros serviços. A projeção é atrair R$ 500 milhões em investimentos para a construção de moradias de médio padrão e de interesse social nas proximidades do novo centro administrativo.  (Estadão)