O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançará em breve uma licitação para reativar o trajeto original do bondinho de Santa Teresa (RJ). De acordo com o governador, Cláudio Castro (PL), o edital será lançado no próximo dia 06. As obras deverão incluir a recuperação dos ramais Paula Matos e Silvestre, que foram desativados após um acidente em 2011. A previsão de investimento ultrapassa os R$ 70 milhões, terá como prazo de 360 dias para a execução das obras, após a expedição da ordem de serviço. As melhorias vão incluir a reconstrução completa da via permanente, com a remoção do pavimento, trilhos, placas e outros elementos desgastados, que serão substituídos por novos. Também está prevista a reforma da rede elétrica, com a substituição dos antigos postes de ferro por postes de concreto. A iniciativa faz parte de um pacote de medidas anunciado pelo Governo Estadual, por meio da pelo Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), que irão modernizar a operação. De acordo com a Central Logística, órgão vinculado à Setram, que administra o sistema, a média diária é de 1.500 passageiros todos os dias. (O Dia)
