Notícias do Dia – 17/04/2025

Ultra retomará crescimento da Hidrovias do Brasil Vindo de um profundo processo de revisão de portfólio, reformulação da governança e reestruturação da distribuidora de combustíveis Ipiranga, o Ultra vai agora...

Ultra retomará crescimento da Hidrovias do Brasil

Vindo de um profundo processo de revisão de portfólio, reformulação da governança e reestruturação da distribuidora de combustíveis Ipiranga, o Ultra vai agora direcionar seus esforços à retomada dos planos de crescimento da Hidrovias do Brasil, empresa de transporte fluvial da qual é o principal sócio, com fatia de 40%. Essa é a prioridade na agenda do novo CEO, Rodrigo Pizzinatto, cujo nome foi aprovado ontem pelos acionistas do grupo, apurou o Valor.

Valor Econômico

 

Brasil começa a importar gás da Argentina: MGas, da J&F, faz sua 1ª operação

A MGas, comercializadora do mercado livre de gás natural controlada pela J&F (dona da JBS), começou a importar gás da Argentina por meio do gasoduto da Bolívia. A primeira remessa, em regime piloto, somou 300 mil metros cúbicos, produzidos no Noroeste do país vizinho. A operação ocorre poucos meses depois de autoridades brasileiras e argentinas firmarem compromisso para a ampliação das importações, utilizando a infraestrutura de gasodutos da região. O principal foco é a região produtora de Vaca Muerta.

O Globo

 

Governo quer cortar subsídio de energia solar e eólica para ampliar tarifa social a 60 milhões de pessoas

A proposta de reforma do setor elétrico do Ministério de Minas e Energia (MME) prevê o corte de benefícios concedidos para consumidores de energia eólica e solar, que custam R$ 10 bilhões aos consumidores do país por meio da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Esse valor será usado para bancar a ampliação da tarifa social de energia de modo a reduzir as contas de até 60 milhões de pessoas. O projeto do MME foi apresentado nesta terça-feira e seguirá para o Congresso Nacional. O projeto prevê o fim gradual dos descontos que atualmente são concedidos para consumidores de energia de fontes eólicas e solares.

O Globo

 

Veja como funciona centro tecnológico da Eletrobras que monitora linhas e hidrelétricas com dados sobre o clima

A Eletrobras acaba de inaugurar, em sua sede no Centro do Rio, seu primeiro centro de monitoramento de ativos e clima. Dividido em duas salas, o espaço vai acompanhar, em tempo real, as previsões meteorológicas e as condições físicas dos cerca de 90 mil sistemas da empresa pelo país, como os equipamentos das linhas de transmissão, subestações de energia e usinas hidrelétricas. O GLOBO visitou o novo centro, cujo objetivo é reduzir os riscos de danos nas instalações em meio a fenômenos naturais potencializados pelas mudanças climáticas para, dessa forma, evitar interrupções no fornecimento de energia no país. A companhia, que foi privatizada em 2022, investiu R$ 30 milhões nas instalações do novo centro de monitoramento.

O Globo

 

Governo confirma plano de abrir mercado de energia: se aprovado, consumidor poderá escolher fornecedor a partir de 2028

O Ministério de Minas e Energia (MME) vai propor a abertura do mercado para que todos consumidores possam escolher livremente seus fornecedores e fontes de energia a partir de 2028. A medida consta na proposta de “reforma do setor elétrico”, preparada pelo MME, que será enviada ao Palácio do Planalto e, depois, para o Congresso Nacional. Segundo a proposta, a abertura vai acontecer por duas fases, começando pela indústria e comércio, a partir de 1º de janeiro de 2027. O restante dos consumidores poderão escolher seus fornecedores a partir de 1º de janeiro de 2028.

O Globo

 

Em mais um embate com Trump, Justiça manda descongelar fundos para transição energética nos EUA

Uma juíza federal dos Estados Unidos ordenou a retomada imediata do financiamento de bilhões de dólares para a transição energética e a ação climática que havia sido congelado pelo governo de Donald Trump. Na decisão emitida na terça-feira, a juíza Mary McElroy, do estado de Rhode Island, considerou que, embora o presidente possa aplicar seu programa de forma ampla, as agências federais “não têm um poder absoluto para bloquear indefinidamente duas leis aprovadas pelo Congresso sob a administração anterior” do democrata Joe Biden.

O Globo

 

Reforma do setor elétrico prevê abertura de mercado para todos os consumidores a partir de 2028

A proposta de reforma do setor elétrico encabeçada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, prevê a abertura total do mercado livre de energia a partir de março de 2028. Silveira afirmou, nesta quarta-feira, 16, que o ministério busca “quebrar o monopólio” das distribuidoras na compra de energia elétrica, com a abertura de mercado prevista para a baixa tensão com o projeto de reforma do setor elétrico. O texto foi enviado nesta quarta-feira, 16, à Casa Civil, mas ainda não tem formato previsto. O ministro defende que seja via medida provisória (MP). Ele disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já está ciente dos encaminhamentos previstos no projeto.

O Estado de S.Paulo

 

Setor de óleo e gás no Brasil tem déficit de ao menos 5,1 mil técnicos, diz Abespetro

Aquecido pela demanda da Petrobras no pré-sal e prejudicado por um hiato de quase dez anos na formação coordenada de mão de obra, o setor de óleo e gás offshore (em alto-mar) brasileiro tem um déficit de pelo menos 5,1 mil técnicos de nível médio hoje. O levantamento é da Associação Brasileira das Empresas de Bens e Serviços de Petróleo (Abespetro) em 30 empresas, entre fornecedores e petroleiras. Segundo o presidente executivo da entidade, Telmo Ghiorzi, o número traduz uma “demanda mínima” do setor, visto que o universo de empresas é maior do que o pesquisado e, também, não entraram na conta a falta de profissionais de nível superior nem daqueles que exercem as chamadas atividades meio e administrativas em terra.

O Estado de S.Paulo

 

Governo quer limitar autoprodução e rever subsídios no setor de energia

O Ministério de Minas e Energia (MME) focou autoprodução e a proposta de ampliação da tarifa social na divulgação inicial da reforma do setor elétrico elaborada pela pasta, mas trabalha em paralelo em uma engenharia complexa para reorganizar encargos e abrir espaço para a mudança sem pressionar ainda mais as tarifas de energia. O objetivo é usar a própria Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) —hoje o encargo setorial com maior peso na conta de luz— para bancar a ampliação do programa social, compensando esse aumento com a revisão de outros subsídios e uma redistribuição mais equilibrada dos custos.

Folha de S.Paulo

 

Governo autoriza data centers e enquadra projetos de geração de energia elétrica em incentivos

A Secretaria de Transição Energética e Planejamento do MME (Ministério de Minas e Energia) enquadrou 15 projetos de transmissão e três de geração de energia elétrica, num total de 440 MW (Megawhat), no Reidi (Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura). A área ainda reconheceu a alternativa de acesso à rede básica do SIN (Sistema Interligado Nacional) de três projetos de data centers. Foram aceitas as alternativas propostas nos estudos de conexão do Data Center Salto I e II e Data Center Sumaré, localizados, respectivamente, nas cidades de Salto e Sumaré, no interior de São Paulo.

Folha de S.Paulo

 

Setor solar tem alta de 25% em fusões e aquisições no primeiro trimestre, com foco em autoprodução

O mercado de fusões e aquisições (M&A, na sigla em inglês) no setor de energia solar fotovoltaica registrou um avanço de 25% no primeiro trimestre de 2025 em relação ao período homólogo, com 15 novas transações monitoradas. O destaque ficou para os negócios envolvendo a cadeia de valor solar e usinas de geração centralizada (GC) no modelo de autoprodução por equiparação. Os dados são do novo Boletim M&A produzido pela consultoria Greener, com base no monitoramento de transações públicas. O levantamento comparou os resultados com o mesmo período de 2024.

Folha de S.Paulo

 

MRS e governo fecham acordo para renovar concessão de ferrovia, com repasse de R$ 2,8 bilhões

Depois de meses de renegociação, a concessionária MRS Logística e o Ministério dos Transportes chegaram a um novo acordo para renovar a concessão da chamada Malha Regional Sudeste, ferrovia de 1.643 km de extensão, que corta os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Conforme informações obtidas pela Folha, o acordo foi firmado com o compromisso de a empresa pagar uma outorga de R$ 2,8 bilhões à União para administrar a ferrovia por mais 30 anos. A negociação foi firmada por meio da Secex Consenso (Secretaria de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos), do TCU (Tribunal de Contas da União), na segunda-feira (14).

Folha de S.Paulo



Indicações às agências reguladoras serão formalizadas após a páscoa, diz Silvio Costa Filho

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, informou à Agência iNFRA que o nome para completar o quadro de diretores da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) já foi decidido. De acordo com ele, o atual secretário-geral do TCU (Tribunal de Contas da União), Frederico Dias, será indicado para a autarquia, mas ainda não está definido se para o cargo de diretor ou de diretor-geral, no lugar de Caio Farias, que está como diretor-geral substituto.  A vaga para diretor-geral da ANTAQ está aberta desde fevereiro, com o fim do mandato de Eduardo Nery no cargo. Caio Farias assumiu como interino e trabalha para ser indicado ao cargo de diretor-geral.

Ag. Infra