O Governo do Estado de São Paulo pretende conceder mais linhas operadas pelo Metrô e pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Neste momento, cinco linhas são administradas pela CPTM e outras quatro pelo Metrô. Na avaliação do governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o setor privado pode prestar os serviços “com mais eficiência”. Recentemente, foram autorizados os estudos do Trem InterCidades eixo-leste, entre São Paulo e a região de São José dos Campos. Existe a possibilidade das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM serem inclusas no pacote de estudos, bem como ocorrer um leilão do Trem Intercidades Eixo Norte até Campinas e a Linha 7-Rubi. (ViaTrolebus)
