Na última sexta-feira (03), oito rodovias do Estado de Minas Gerais passaram a ser administradas pela Concessionária de Rodovias do Sul de Minas.
As vias contempladas fazem parte do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de Minas Gerais, que passam por 22 municípios e somam 454,4 km de extensão. A duração do contrato de concessão é de 30 anos.
De acordo com a concessionária, serão investidos cerca de R$ 2,3 bilhões na construção de faixas adicionais, acostamentos, melhorias de acessos, contorno rodoviário e adequações de pontes e viadutos. Ademais, R$ 2,2 bilhões serão direcionados aos serviços operacionais aos usuários.
Os trabalhos serão iniciados ainda neste ano, em que serão feitas intervenções nos pavimentos e nos dispositivos de drenagens existentes. Já a sinalização de rodovias, também será prioridade na concessão para ampliar a segurança em todo o trajeto da malha concedida.
A concessionária informou que a BR-459, na Serra de Senador José Bento (MG), será tratada de modo prioritário para realização de trabalhos emergenciais, já que o trecho está interditado desde janeiro.
O contrato de concessão prevê um prazo de 9 meses para preparação e início da arrecadação do pedágio. Neste período, serão iniciados os trabalhos para a construção e instalação das bases operacionais, estruturação de serviços de guincho, ambulância e atendimento de socorro pré-hospitalar e a colocação das oito praças de pedágio, com o valor definido em R$ 8,32. (G1)
