A Prefeitura Municipal de Santo André (SP), por meio da autarquia Serviço de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa) pretende concluir até o primeiro semestre de 2024 a concessão do serviço de coleta de lixo, transporte até o aterro municipal e a varrição das ruas da cidade. Ontem (20), a consulta pública destinada às contribuições ao projeto foi finalizada. Atualmente, os serviços são realizados diretamente pela empresa pública (Semasa), o que custa um valor elevado aos cofres municipais. De acordo com o Semasa, em 2022, foram gastos R$ 131.848.506,17 com os serviços de coleta, transporte e disposição final de resíduos sólidos, incluindo a operação do aterro sanitário. Já os serviços de varrição tiveram custo de R$ 22.628.784,96, enquanto o valor gasto com a remoção, transporte e destinação final dos resíduos de saúde foi de R$ 8.415.800,73, representando um total de R$ 162.893.091,93. A contratação da empresa, será efetuada por meio da Parceria Público Privada (PPP), processo que vislumbra a manutenção da qualidade dos serviços já oferecidos hoje pelo Semasa, assim como investimentos e algumas inovações. (RD Repórter Diário)
