Eletronuclear pede ajuda de R$ 1,4 bi ao governo
A Eletronuclear, estatal responsável pelas usinas nucleares de Angra, pediu um socorro de R$ 1,4 bilhão ao governo federal para fechar as contas até o fim deste ano. O pedido consta de um ofício enviado ao Ministério de Minas e Energia pela ENBPar, holding criada pelo governo para manter sob o controle da União a operação de usinas nucleares no processo de privatização da Eletrobras. No documento, a direção da Eletronuclear alerta para “risco de colapso operacional e financeiro” já a partir de novembro deste ano.
Interesse da iniciativa privada por leilões rodoviários segue alto
O fôlego do setor privado por novas concessões rodoviárias parece não se esgotar. Em meio a uma onda de licitações, na semana passada, o leilão do Lote 4 do Paraná, com mais de R$ 10 bilhões em obras, atraiu quatro grandes empresas, com lances competitivos. Nesta semana, mais uma concorrência, agora do Lote 5 do Paraná, com outros R$ 6,7 bilhões de investimentos, tem sido estudado por cinco empresas, segundo o governo. Até mesmo o processo competitivo da concessão da Fernão Dias poderá atrair interessados. O contrato, da Arteris, passou por uma repactuação junto ao governo e ao Tribunal de Contas da União (TCU) e agora será oferecido ao mercado, no fim deste ano.
Fazenda propõe antecipar fim de subsídios para geração distribuída de energia; entenda
O Ministério da Fazenda propôs a antecipação do fim dos benefícios concedidos para a micro e minigeração distribuída de energia, nome dado a produção de energia por meio de placas fotovoltaicas nos tetos de casas e prédios e nas chamadas fazendas solares. A ideia da equipe econômica é fazer uma nova reforma nos custos no setor elétrico e promover o que chama de “justiça tarifária”. As medidas foram propostas por meio de emenda à medida provisória (MP) de reforma do setor elétrico que tramita no Congresso Nacional. O relator do texto, senador Eduardo Braga (MDB-AM), deve apresentar a proposta nesta semana, para ser votada em comissão e depois nos plenários da Câmara e do Senado.
Copasa seleciona banco para desenhar modelo de privatização
O governo de Minas Gerais e a Copasa, empresa de saneamento do Estado, já estão sondando bancos da Faria Lima, na capital paulista, para escolher uma instituição que vai desenhar o modelo de privatização da companhia. A operação de venda da estatal é uma das mais aguardadas e pode ser uma das maiores no mercado de capitais em 2026, considerando que a companhia é avaliada hoje em R$ 14,2 bilhões. A estatal mineira está distribuindo um Request for Proposal (RFP), na expressão usada pelos bancos de investimento, que é um pedido de propostas para desenhar o modelo.
COP-30: setor privado vai aproveitar evento para captar recursos para ‘projetos verdes’
Enquanto diplomatas negociarão medidas para tentar segurar o aquecimento global durante a COP-30 — que será realizada em novembro em Belém —, representantes do setor privado brasileiro aproveitarão que as atenções do mundo estarão voltadas para debates relacionados à sustentabilidade para tentar levantar recursos para projetos “verdes”. A Natura, por exemplo, vai apresentar, durante a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, seu projeto de produção agroflorestal de óleo de palma (dendê). A intenção é buscar parceiros para escalar a iniciativa e também influenciar outros países a adotarem projetos semelhantes.
Âmbar, dos irmãos Batista, tem pela frente dívidas e buraco no caixa da Eletronuclear
Anunciada como um grande negócio para todos, a entrada na Eletronuclear da empresa de energia dos irmãos Joesley e Wesley Batista, a Âmbar, no lugar da Axia (ex-Eletrobras) será um processo com inúmeros desafios financeiros, de gestão e trabalhistas. O maior deles é resolver a alavancagem da empresa. A dívida suga recursos até do caixa. Pessoas próximas à Eletronuclear afirmam que a empresa está “imersa em caos”.
Inauguração de porto que receberá navios da COP30 é adiada
A inauguração das obras de requalificação do Porto de Outeiro, em Belém, prevista para esta sexta-feira (24), foi adiada e, segundo apuração da Folha, deve acontecer entre os dias 29 e 31 deste mês. A nova data exata da abertura ainda não foi definida. O local vai receber os dois navios de cruzeiro, contratados pelo governo federal, que servirão de hospedagem para delegações de países durante a COP30, a conferência da ONU sobre mudanças climáticas, que acontece de 10 a 21 de novembro na capital paraense.
ANTT aprova solução consensual para o contrato da TLSA
A diretoria da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) aprovou na últimaa quinta-feira (23) a proposta de solução consensual para o contrato da TLSA (Transnordestina Logística SA), fechada na Compor (Câmara de Negociação e Solução de Controvérsias) do órgão regulador. As controvérsias tratadas na negociação se concentraram nos termos da devolução do trecho Salgueiro-Suape, em Pernambuco, decidido em aditivo assinado em 2022.
Repensando a confiabilidade da transmissão elétrica frente ao clima extremo
Diante da intensificação dos eventos climáticos extremos, o setor elétrico brasileiro se vê diante de um dilema estratégico. Mais do que garantir a continuidade do fornecimento de energia, é necessário refletir sobre como garantir essa continuidade diante de riscos que se tornam cada vez mais imprevisíveis. A busca por resiliência energética – a capacidade de resistir, adaptar-se e recuperar-se de eventos adversos – exige uma mudança de paradigma.

