Notícias do Dia – 19/11/2025

ABDIB NA IMPRENSA: Dia 8: Casa do Seguro em Belém promove debates sobre infraestrutura, adaptação e carbono na COP30 Na terça-feira (18), a Casa do Seguro aprofundou o debate sobre...

ABDIB NA IMPRENSA: Dia 8: Casa do Seguro em Belém promove debates sobre infraestrutura, adaptação e carbono na COP30

Na terça-feira (18), a Casa do Seguro aprofundou o debate sobre o papel da infraestrutura para o desenvolvimento sustentável e a importância do seguro para fortalecer a resiliência do setor e sua capacidade de recuperação diante de incidentes. O Fórum de Seguros e Infraestrutura Sustentável na COP30, realizado pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) em parceria com a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SEPPI) e o Ministério dos Portos e Aeroportos, foi marcado pelo lançamento do Guia Prático de Seguros e Capitalização para Concessões e PPPs.

O Fórum de Seguros e Infraestrutura Sustentável na COP30 ocorre em um momento favorável para a convergência entre os dois setores. “Estamos em um ciclo virtuoso. Temos condições de atrair recursos para um programa de infraestrutura sólido e bem estruturado”, afirmou Venilton Tadini, presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), na abertura do encontro.

Valor Econômico

 

Leilão do Tecon Santos 10 abre divergência no TCU, e votação é adiada

A controvérsia em torno da licitação do megaterminal de contêineres no Porto de Santos, o Tecon Santos 10, se refletiu na votação do plenário do Tribunal de Contas da União (TCU). Na discussão sobre como ficará a regra de concorrência do leilão, realizada em sessão extraordinária na tarde de terça-feira (18), vieram à tona posições divergentes: enquanto o ministro relator, Antonio Anastasia, defendeu a concorrência em uma única fase, sem restrições para a participação de empresas, o ministro Bruno Dantas votou pela competição em duas etapas, em que empresas de navegação não poderiam participar na primeira rodada da disputa.

Valor Econômico

 

Motiva vende aeroportos para mexicana Asur por R$ 11,5 bi e ganha ‘poder de fogo’ em leilões

A Motiva (ex-CCR) acaba de anunciar a venda de seus 20 aeroportos para a mexicana Asur (Grupo Aeroportuário del Sureste). O valor divulgado da operação foi de R$ 11,5 bilhões, dos quais R$ 5 bilhões serão pagos pela participação nos terminais e outros R$ 6,5 bilhões se referem à dívida líquida das operações. O pagamento será feito 100% no caixa da empresa, na data do fechamento da operação, o que deverá acontecer em 2026. Os aeroportos da Motiva incluem 17 terminais no Brasil, entre eles os terminais de Belo Horizonte Confins (em sociedade com a Zurich) e Pampulha, o de Curitiba e de Foz do Iguaçu. 

Valor Econômico

 

Motiva, ex-CCR, vende todos os seus 20 aeroportos para empresa mexicana por R$ 11,5 bi. Entre eles estão BH e Curitiba

A operadora de concessões de infraestrutura Motiva (ex-CCR) anunciou na noite desta terça-feira a venda integral de sua plataforma de aeroportos, a Motiva Aeroportos, que inclui 20 terminais na América Latina, sendo 17 no Brasil, por R$ 11,5 bilhões. A compradora é a mexicana Asur, que opera aeroportos no sudeste do México, incluindo os terminas de Cancún e Cozumel, em Porto Rico e na Colômbia. Entre os terminais que ela vai assumir estão os de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Curitiba e Goiânia.

O Globo

 

Governo programa 14 concessões de rodovias em 2026 e prevê R$ 158 bi em investimentos

O governo federal prevê para o ano que vem a concessão de 14 rodovias, em um total de R$ 158 bilhões em investimentos. Se confirmado, 2026 será o ano com o maior número de leilões do tipo na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A Folha teve acesso a detalhes da carteira de projetos que será divulgada nos próximos dias pelo Ministério dos Transportes. Da oferta de 14 estradas federais, oito são novos trechos que serão leiloados. Outras seis rodovias são concessões atuais que tiveram seus contratos reformulados e que também serão oferecidas a investidores interessados.

Folha de S.Paulo



CEO da Aegea diz que mudanças do clima já impactam processos de reúso

A Aegea estima que poderá começar no segundo semestre do próximo ano os investimentos que vão viabilizar o principal projeto de reúso da companhia de saneamento, hoje o principal operador privado do país. Fechado com a Petrobras há cerca de dois anos, o contrato prevê abastecer com água de reúso o Complexo de Energias Boaventura (ex-Gaslub), alternativa que busca contornar a escassez hídrica da região leste da baía da Guanabara, usando o efluente tratado de ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto) de São Gonçalo (RJ).

Ag. Infra