Aportes em ‘data centers’ devem superar R$ 60 bi
O mercado brasileiro começa a se preparar para receber investimentos em “data centers” que poderão somar ao menos R$ 60 bilhões dentro dos próximos quatro anos, com o aumento da necessidade de infraestrutura digital no país. A projeção mais otimista aponta para até R$ 100 bilhões de desembolsos ao longo desse período. Ainda com poucos “players” que atuam por aqui, a expectativa de especialistas é de que o setor atraia gigantes globais, muitos deles procurando novas regiões.
A viabilidade econômica da transição climática
A mensagem enviada pela COP30 é clara: não há mais tempo para postergações. A transição energética e a descarbonização são um imperativo global, agora e em todo o mundo, com a pressão da sociedade, investidores e regulações internacionais apontando para um futuro inevitavelmente mais limpo. E ele precisa ser construído hoje. No entanto, a despeito da urgência climática, existe um fator que sistematicamente determina a velocidade, a escala e a profundidade das transformações necessárias. Seu nome? Viabilidade econômica.
Brasil faz menos do que o necessário para promover inclusão e representatividade, diz Galípolo
O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, disse nesta segunda-feira que o Brasil ainda faz menos do que o necessário para promover inclusão e representatividade. A declaração foi feita durante o Fórum Internacional de Equidade Racial Empresarial 2025, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Galípolo citou iniciativas internas no Banco Central, como critérios que levam em conta a diversidade nos concursos públicos e a criação, em junho deste ano, do primeiro grupo interdepartamental dedicado a discutir políticas de diversidade.
MP de reforma do setor elétrico pode custar R$ 16 bi na conta de luz sem vetos de Lula
O custo com a MP (medida provisória) 1.304 para a conta de luz pode encostar em R$ 16 bilhões, segundo estimativas da Abrace, entidade que representa empresas que são grandes consumidoras de energia. Esse valor tem potencial para elevar a conta de luz em até 3% ao ano, a depender do cronograma de compra. A Abrace defende que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vete os trechos que geram essas despesas, sob pena de deixar como herança mais custos desnecessários para o consumidor. O presidente tem até a próxima segunda-feira (24) para decidir se vai vetar —e o que vetar.
Mulheres negras ocupam 7% dos empregos em energia limpa, diz estudo
Apenas 7% dos empregos formais em companhias de energia limpa no Brasil são ocupados por mulheres negras, segundo estudo da organização sem fins lucrativos CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades). O levantamento, que foi apresentado durante a COP30, em Belém (PA), analisou a composição social, racial e de gênero dos empregos nos setores de geração de energia elétrica e de restauração ambiental.
Aliança de países da Amazônia pode beneficiar projetos de hidrovias
Grandes players do setor de transportes viram com bons olhos a assinatura da Aliança pelo Transporte Sustentável na Amazônia, que ocorreu nesta semana, durante a COP30. A expectativa é que o documento ajude a destravar projetos hidroviários de grande porte na região, em especial os das hidrovias do Rio Madeira, do Tocantins e do Tapajós, que estão parados entre falta de modelagem financeira e indefinições sobre concessões. Também há impasses relacionados aos EVTEAs (Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental), como desatualização e necessidade de revisão aprofundada, e divergências entre órgãos federais sobre premissas técnicas, além de pressões socioambientais e judicializações.
Limitar tarifa de energia pode tirar recursos da Itaipu, diz presidente
A criação de um teto para a tarifa cobrada pelas concessionárias da energia elétrica produzida pela Usina Hidrelétrica de Itaipu pode tirar recursos da Itaipu Binacional. “Terei que tirar do fluxo de caixa da Itaipu para garantir a modicidade tarifária no Brasil. Ao tirar esse recurso do fluxo vou reduzir investimentos, recursos de manutenção da usina, ou até de investimentos socioambientais”, diz Enio Verri em entrevista exclusiva à EXAME em Belém, durante a COP30.

