Fim de subsídios deixaria conta de luz até 16% mais barata, aponta estudo
Os consumidores brasileiros de energia poderiam pagar quase 16% a menos na conta de luz em 2025 caso os subsídios tarifários e outros custos embutidos nas tarifas fossem eliminados. A conclusão faz parte de um estudo da TR Soluções, feito a pedido do Valor, com base no orçamento provisório da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para este ano, que prevê um gasto total de R$ 39,6 bilhões – valor integralmente bancado pelos consumidores. A projeção-base da TR Soluções aponta para uma tarifa média no Brasil de R$ 782,90 por megawatt-hora (MWh) para consumidores residenciais em 2025.
Risco de inadimplência de comercializadoras pressiona por regras mais rígidas para setor
A crescente crise financeira entre comercializadoras de energia acendeu um alerta vermelho no setor elétrico. Desde 2019, ao menos sete empresas – incluindo casos recentes de 2W Ecobank, Gold e Máxima Energia – recorreram à Justiça para se protegerem de execuções de dívidas. O movimento demonstra uma fragilidade setorial e sinaliza que a situação pode ter extrapolado casos pontuais, trazendo à tona a possibilidade de uma crise sistêmica no mercado livre de energia. As comercializadoras de energia atuam como intermediárias no mercado livre, conectando geradores a consumidores por meio de contratos bilaterais de compra e venda de energia.
Artigo: Gestão sustentável do plástico no Brasil se torna uma necessidade urgente
A sustentabilidade deixou de ser apenas um tema de debate para se tornar uma necessidade urgente no cenário industrial brasileiro. Cabe a nós, líderes industriais e formuladores de políticas, transformar discursos em ação. É urgente uma reflexão sobre como regulamentações inteligentes e colaboração multissetorial podem transformar o gerenciamento de plásticos e outros materiais no País. Diante do acúmulo de resíduos em nossos ecossistemas, a economia circular emerge não apenas como uma alternativa, mas como o modelo capaz, no contexto atual, de conciliar progresso econômico e preservação ambiental.
(Carlos Alberto Lancia, Presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Águas Minerais (Abinam) )
Painel solar no lugar do diesel reduz em até 44% custo com luz na Amazônia
No meio da floresta a cena é normal. Centenas de comunidades pobres dependem de um motor a diesel para ter luz. Apesar de o investimento inicial ser elevado, trocar esse equipamento obsoleto por conjuntos de geração solar a bateria pode reduzir o custo de geração de energia em até 44%. A estimativa consta do estudo Descarbonização dos Sistemas Isolados da Amazônia, um extenso diagnóstico que busca colocar em debate as contradições da transição energética na área que concentra a floresta tropical brasileira, mas, ao mesmo tempo, ainda depende de combustíveis fósseis para ter eletricidade.
Governo cobra fatura de R$ 8 bi para renovar concessão da ferrovia FCA
O governo colocou na mesa de negociação a sua proposta para renovar, por mais 30 anos, a concessão da FCA (Ferrovia Centro-Atlântica), hoje controlada pela VLI, empresa formada pela Vale, Brookfield, Mitsui e BNDESPar, além de fundos de investimentos. A proposta está em discussão entre a cúpula do governo e executivos da VLI para definir o destino de 7.857 km de ferrovias, a maior concessão do país. O plano prevê a devolução de pouco mais de 3.000 km abandonados, trechos que o governo retomará e que poderá oferecer a outras empresas, por meio de autorizações, em vez de novas concessões, o que agiliza o processo.
USP cria competição de R$ 25 mil em busca de soluções para o setor elétrico
O Centro de Inovação para Transição Energética (Etic, na sigla em inglês), gerenciado pela USP, organiza no próximo dia 30 um evento para que os principais órgãos públicos do setor de energia do país apresentem desafios para a academia. Os interessados em resolver esses problemas terão uma semana para pensar em soluções e apresentá-las para as entidades participantes, e os prêmios dos vencedores somarão R$ 25 mil. Participarão do concurso o ONS (Operador Nacional do Sistema), a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) e a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A Cosan, apoiadora financeira do programa, também vai propor um desafio.
Lula deve voltar sem decisão chinesa sobre ferrovia, mas com avanços em cooperação financeira
O presidente Lula e o líder chinês Xi Jinping divulgaram uma declaração conjunta, ao final da visita de Estado desta terça (13), em Pequim, em que procuraram ressaltar avanços concretos que teriam alcançado nos últimos seis meses, desde a visita de Xi ao Brasil, em novembro. Em seu discurso final, ao lado de Xi, Lula afirmou ter conversado com o líder chinês sobre “a mobilização de financiamento para projetos de infraestrutura” como as rotas do Corredor Bioceânico, que prometem ligar o Brasil a portos no Chile e no Peru —e daí para China e Ásia.
Plano Nacional de Ferrovias estima R$ 138,6 bilhões de investimentos em 15 ativos, dizem fontes
O Plano Nacional de Ferrovias do Ministério dos Transportes prevê investimentos de R$ 138,6 bilhões distribuídos em 15 ativos, que envolvem ao todo 18,8 mil quilômetros de extensão. Os detalhes foram confirmados à Agência iNFRA por fontes a par do assunto. Segundo interlocutores, a pasta trabalha com projetos para todas as regiões do país, que devem ser viabilizados tanto por meio de leilões como por repactuações contratuais. A proposta prioritária do governo para o setor é o corredor Fico-Fiol, formado pelas ferrovias de Integração Centro-Oeste e de Integração Oeste-Leste.
Em NY, Tarcísio apresenta projetos de concessões de SP para executivos da BlackRock
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), apresenta nesta quarta-feira, 14, durante a Brazilian Week, em Nova York, projetos de concessão e de parcerias público-privadas para executivos da gestora de ativos BlackRock, o maior fundo de investimentos do mundo. Entre os principais na carteira paulista estão a construção da nova sede administrativa no centro da capital e o túnel imerso Santos-Guarujá. Em abril, Tarcísio também esteve na Europa para apresentar os projetos do estado.
China investirá R$ 3 bi em energias renováveis no Piauí
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), assinou um memorando de entendimentos para o investimento de mais de R$ 3 bilhões em projetos de produção e armazenamento de energia solar e eólica no Estado pela estatal chinesa CGN (China General Nuclear Power Group). Ele disse que o investimento da estatal chinesa criará 5.000 empregos durante a fase de construção dos projetos. “Eles vão ampliar a atuação com projetos importantes e inovadores no Estado”, afirmou.

