Ministério de Minas e Energia quer mais subsídio na conta de luz
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta quinta-feira (10) que a proposta de reforma do setor elétrico a ser apresentada pelo governo prevê a isenção do pagamento da conta de luz para até 60 milhões de brasileiros. Hoje esse universo é de 40 milhões de pessoas, segundo o MME. Silveira afirmou que pretende enviar o projeto sobre o tema à Casa Civil no fim deste mês e espera que a pauta chegue ao Congresso até o fim do primeiro semestre. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, negou que haja estudo na pasta ou na Casa Civil para ampliar a tarifa social.
Thopen capta R$ 90 mi via debêntures para construção de usinas solares
A Thopen, lançada a partir da antiga RZK Energia, captou R$ 90 milhões por meio de debêntures incentivadas para financiar a construção de usinas fotovoltaicas que somam capacidade instalada de aproximadamente 27,9 megawatts-pico (MWp), com previsão de operação até setembro deste ano. Os empreendimentos estão sendo construídos em cidades de seis diferentes Estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Espírito Santo, Paraná e Ceará. A modalidade de geração é a de micro e minigeração distribuída (MMGD), remota e compartilhada a depender da usina.
Pedágio por tags pode reduzir conta em até 60%
O governo de São Paulo prevê padronizar a tarifa do pedágio por quilômetro com a implantação do free flow até 2026 e, por esse sistema de cobrança automática via tags, a redução média será de 20%. Para o bolso dos motoristas, no entanto, essa queda pode ser maior, chegando até 60%, em trechos mais curtos. Isso porque ele só pagará pelos quilômetros rodados. O novo modelo de cobrança está presente em novos contratos e projetos de concessão estruturados pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), como a Nova Raposo, Rota Sorocabana, Litoral Paulista, Circuito das Águas, Rota Mogiana e Lote Paranapanema.
Sabesp espera receber R$ 1,48 bilhão em acordos de precatórios
A Sabesp informou nessa quarta-feira (9) que suas duas últimas propostas de acordos para liquidação de créditos de precatórios foram aprovadas pela Câmara de Conciliação de Precatórios da Procuradoria Geral do Município de São Paulo. Os valores atualizados dos precatórios totalizam R$ 2,48 bilhões, segundo fato relevante divulgado pela Sabesp, montante sobre o qual será aplicado percentual de deságio previsto em edital, e a companhia estima receber R$ 1,48 bilhão no prazo aproximado de até seis meses, considerando os parâmetros previstos.
Itaipu apresenta superávit em 2024 e promete manter tarifa para o consumidor
O Conselho de Administração de Itaipu Binacional informou nesta quinta-feira (10) que a usina apresentou superávit de US$ 680 milhões (R$ 3,96 bilhões) em 2024. O resultado se refere à Conta de Exploração, que mostra o saldo entre as receitas e os custos da geração de energia. Houve ainda resultado contábil de US$ 443 milhões. Estiveram presentes na apresentação do balanço o diretor-geral brasileiro, Enio Verri, os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil) e Esther Dweck (Gestão), além de representantes dos governos do Brasil e do Paraguai.
Diretor-geral da ANEEL diz que Enel SP melhorou, mas que é preciso avaliar se é suficiente
O diretor-geral da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), Sandoval Feitosa, afirmou nesta quinta-feira (10) que a Enel São Paulo tem melhorado a sua performance operacional desde que a reguladora emitiu termo de intimação que pode levar à recomendação de caducidade da concessão. No entanto, ele disse que é preciso avaliar se a melhora tem sido suficiente o bastante para encerrar esse processo. “Nós exigimos, via fiscalização, um conjunto de padrões, melhorias de processos, melhorias de indicadores, e isso, de alguma forma, está acontecendo […]. Melhorou, sim [a performance]. O que nós estamos a trabalhar é o quão melhorou e em que ponto isso é suficiente para que o processo de intimação seja encerrado”, disse em entrevista após participar do Fórum Brasileiro de Líderes em Energia.
Infra em 1 minuto: pedidos de renovação das concessões de distribuição
O Poder360, em parceria com o CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura), lança nesta 6ª feira (11.abr.2025) mais um episódio do Infra em 1 Minuto, programa de análises semanais de Pedro Rodrigues, sócio da consultoria e especialista em óleo e gás. Neste 124º episódio, Pedro Rodrigues fala sobre os pedidos de renovação da concessão de distribuição energética de 19 empresas, incluindo a Enel, cujos contratos vencem de 2025 a 2031. Os requerimentos foram recebidos pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) em 31 de março. A agência terá 60 dias para avaliar as solicitações e encaminhar uma análise ao MME (Ministério de Minas e Energia).

