Governo muda modelo de concessão de aeroportos deficitários
O governo federal decidiu apostar em um novo modelo para destravar a concessão de aeroportos deficitários à iniciativa privada. Batizado de AmpliAR, o programa busca atrair investimentos de empresas que já operam no Brasil para aeroportos regionais. O edital do programa foi lançado nesta quarta-feira, 6, e a sessão de abertura das propostas está marcada para 24 de novembro. Serão ofertados 19 aeroportos regionais na Amazônia Legal e no Nordeste, onde há déficit acentuado de infraestrutura aeroportuária. Mas há metas ambiciosas.
Movimentação aeroportuária terá alta de 35 milhões de passageiros no governo Lula, projeta Costa Filho
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, estimou nesta quarta-feira (6), que, nos quatro anos do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a movimentação aeroportuária terá um incremento de mais de 35 milhões de passageiros. “Quando o presidente Lula assumiu, em 2023, foram 98 milhões de passageiros. Esperamos que, em quatro anos, a gente inclua na aviação mais de 35 milhões de passageiros, sendo o maior volume de brasileiros viajando pelo Brasil”, disse.
Propostas sobre minerais críticos estão em análise pelos ministérios e pela diplomacia, diz Minas e Energia
Em meio a tentativas do governo federal de negociar com os Estados Unidos redução das tarifas de importação de produtos brasileiros, o Ministério das Minas e Energia (MME) afirmou que estão em estudo propostas que envolvem minerais críticos do Brasil. “Propostas de cooperação internacional relacionadas a essa temática são objeto de análise técnica interministerial e seguem em construção no âmbito do diálogo diplomático”, disse o ministério, por meio de nota, ao ser questionado pelo Valor o que, efetivamente, poderia ser ofertado na área de minerais críticos aos EUA como parte das discussões sobre tarifas.
Prefeitura de São Paulo entra na Justiça para tentar impedir renovação com Enel
A Prefeitura de São Paulo ajuizou uma ação civil pública na Justiça Federal para tentar impedir a renovação da concessão da Enel na cidade e nos 23 outros municípios onde ela presta serviço na Região Metropolitana. Em março, a empresa protocolou o pedido de renovação antecipada do contrato, que termina em 2028, por mais 30 anos, mas caberá ao Ministério de Minas e Energia avaliar a solicitação. Em fevereiro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a permissão da renovação antecipada das concessões que expiram entre 2028 e 2031, mediante novas regras.
Eletrobras tem salto de 43% no lucro do 2º tri e vai distribuir dividendo bilionário. Veja quanto
A Eletrobras, privatizada durante o governo de Jair Bolsonaro, registrou lucro líquido ajustado de R$ 1,469 bilhão no segundo trimestre deste ano, um crescimento de 43% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o ganho foi de R$ 1,025 bilhão. A companhia, maior empresa de geração e transmissão de energia do Brasil, também informou que vai distribuir R$ 4 bilhões em dividendos. A companhia tem mais de 240 mil acionistas. Segundo a empresa, o valor será pago no dia 28 de agosto.
Fusões e aquisições do setor elétrico caem 44% no 1º semestre
As empresas de energia elétrica realizaram 19 operações de fusões e aquisições no primeiro semestre deste ano, queda de 44% em comparação com o mesmo período de 2024, quando foram fechados 34 negócios. O estudo é feito trimestralmente pela KPMG com 43 setores da economia. Com relação ao tipo de transação concretizada, a maioria, ou 11 operações, foram realizadas entre empresas brasileiras. Cinco envolveram empresas estrangeiras adquirindo capital de outra estabelecida no Brasil. Outras três foram feitas por brasileiro adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no exterior; brasileiro adquirindo, de estrangeiros, capital de organização estabelecida no País; e estrangeiro adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no Brasil.
Pedidos da Siemens Energy atingem recorde devido à demanda ‘enorme’ de centros de dados
A Siemens Energy divulgou que acumulou uma fila recorde de pedidos de quase 136 bilhões euros (R$ 868 bilhões) graças à demanda “enorme” por eletricidade impulsionada pelos novos centros de dados sendo construídos nos EUA. A fabricante alemã de turbinas a gás e equipamentos para redes elétricas estimou nesta quarta-feira (6) que atingirá o limite superior de sua meta de receita este ano, tendo elevado sua perspectiva de crescimento para entre 13-15% em abril.
Eletrobras lucra R$ 1,4 bilhão no segundo trimestre e anuncia dividendos de R$ 4 bilhões
A Eletrobras informou nesta quarta-feira (6) que fechou o segundo trimestre de 2025 com lucro líquido ajustado de R$ 1,4 bilhão, alta de 43% em relação ao mesmo período do ano anterior. A empresa anunciou ainda a distribuição de R$ 4 bilhões em dividendos a seus acionistas. Segundo a empresa, o resultado foi provocado pelo “forte desempenho operacional”, com aumento nas margens de comercialização de energia e redução de custos. No ano, o lucro ajustado acumulado da empresa é de R$ 2,5 bilhões.
Energia: Ministro diz que não renovará concessão sem garantia de qualidade
Em reunião com as principais distribuidoras, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, fez novas críticas à Enel e condicionou a renovação dos contratos de concessão a um plano consistente de investimento que se traduza em “melhorias concretas para os consumidores”. Silveira disse que não vai permitir a renovação se o plano de investimento não contemplar, por exemplo, a ampliação da infraestrutura e sua digitalização, além da melhoria da qualidade de atendimento.
Belo Monte avalia pagar para resolver impasse com transmissoras
O conselho da Norte Energia, concessionária responsável pela usina de Belo Monte, discute a possibilidade de pagar R$ 300 milhões ao ONS (Operador Nacional do Sistema) e, assim, encerrar a disputa judicial que envolve ainda a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e 15 transmissoras. Esse grupo exige o pagamento de cerca de meio bilhão de reais pelo uso dos fios pela usina, mesmo durante o período em que ela não gerou energia —muitas vezes a pedido do ONS. Sem esse dinheiro, eles afirmam que as contas de luz ficarão mais caras.
Governo de SP assina termo de R$ 55,8 mi para construção de acesso a porto de São Sebastião
O secretário de Parcerias em Investimentos do Governo de São Paulo, Rafael Benini, assinou nesta segunda-feira (4) um termo de aditivo que prevê um investimento de cerca de R$ 55,8 milhões para a criação de um novo acesso ao porto de São Sebastião, no litoral paulista. O documento com a assinatura foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta (6). Os recursos serão repassados pelo governo estadual à concessionária Rodovia dos Tamoios. A obra não estava prevista anteriormente no contrato da empresa –por isso a necessidade do termo aditivo.
TotalEnergies vende 45% de blocos de óleo e gás na Argentina para YPF por US$ 500 milhões
A TotalEnergies informou nesta quarta-feira (6) que sua afiliada Total Austral aceitou vender sua participação de 45% em dois blocos não convencionais de petróleo e gás para a YPF da Argentina. O negócio foi avaliado em US$ 500 milhões (R$ 2,75 bilhões) e representa cerca de 20% da área detida pelo grupo francês na formação de “shale” de Vaca Muerta, na Argentina, a segunda maior reserva de gás não convencional do mundo.
ANTT prevê enviar projeto da Ferrogrão ao TCU até o fim do ano, com leilão em 2026
A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) prevê encaminhar ao TCU (Tribunal de Contas da União) no último trimestre deste ano o projeto para concessão da Ferrogrão, ferrovia projetada para ser o principal centro de escoamento de grãos do Mato Grosso, conectando o estado ao Pará. Pelo cronograma da agência, o leilão poderá ser realizado no próximo ano. A previsão foi dada pelo diretor-geral interino da ANTT, Guilherme Sampaio, depois de participar de evento sobre ferrovias realizado pela CNA (Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil) e pela Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais) na terça-feira (5) em Brasília.

