Consulta pública de projeto de concessão do Lote Paranapanema finaliza esta semana: Amanhã (10), o Governo do Estado de São Paulo encerrará a consulta pública referente ao projeto de concessão do Lote Paranapanema, que abrange 280 km de rodovias estaduais, incluindo as rodovias Raposo Tavares e Mello Peixoto, no interior paulista. O objetivo da concessão é modernizar e ampliar a infraestrutura rodoviária, promovendo maior segurança e eficiência no transporte. O projeto foi estruturado pelo Governo do Estado de São Paulo e prevê um aporte de mais de R$ 4 bilhões em melhorias ao longo do contrato. Entre as intervenções, estão: (i) duplicações de 147 km de rodovias, (ii) instalação de 29 passarelas, (iii) adição de 84 paradas de ônibus, (iv) inserção de 56 quilômetros de acostamentos, e (v) construção de 13 km de vias marginais. Haverá outras melhorias com a implementação de iluminação LED, câmeras, painéis de mensagens variáveis e ambulâncias para atendimento pré-hospitalar. O contrato terá duração de 30 anos, com previsão de início da cobrança de pedágio em outubro de 2026. A expectativa é que o edital seja lançado ainda neste semestre e o leilão ocorra no segundo semestre. A assinatura do contrato deverá ser realizada em outubro deste ano. (G1)
Governo do Ceará investe em esgotamento sanitário para 17 municípios: Na última sexta-feira (03), o Governo do Estado do Ceará autorizou um pacote de obras de esgotamento sanitário, totalizando R$ 521 milhões, para beneficiar 17 municípios. A iniciativa faz parte de um esforço contínuo para universalizar os serviços de esgotamento sanitário no estado, com a meta de alcançar 78% de cobertura até 2026. A cerimônia contou com a presença do governador Elmano de Freitas, prefeitos, autoridades locais, representantes da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e da Ambiental Ceará. O objetivo do projeto, que integra uma Parceria Público-Privada (PPP) entre a Cagece e a Ambiental Ceará, é ampliar o acesso ao saneamento básico e promover melhorias na saúde pública e na qualidade de vida de mais de 126 mil cearenses. As obras incluem a implantação de cerca de 350 km de redes de esgoto, duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e 40 Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs). Fortaleza, um dos municípios beneficiados, receberá R$ 88 milhões em investimentos. Outros municípios contemplados incluem Juazeiro do Norte, Maracanaú, Caucaia e Itaitinga. A PPP, com um valor total de R$ 19 bilhões, atende atualmente 24 municípios e projeta 9 anos de intervenções contínuas. O presidente da Cagece, Neuri Freitas, destacou que este é apenas o início de uma série de investimentos semestrais planejados para 2024. O projeto também busca promover a saúde na região, uma vez que as obras vão transformar a vida das pessoas, eliminando o esgoto a céu aberto e melhorando a infraestrutura. (Governo do Ceará)

