Governo Federal quer destravar a construção do túnel Santos-Guarujá até 2028

O plano para construir um túnel entre os município de Santos e Guarujá, poderá ter continuidade com a nova proposta do Governo Federal e com a nova gestão da Autoridade...

O plano para construir um túnel entre os município de Santos e Guarujá, poderá ter continuidade com a nova proposta do Governo Federal e com a nova gestão da Autoridade Portuária de Santos. Estima-se que a obra custe ao menos R$ 5,8 bilhões. De acordo com informações, a proposta do Governo Federal é que Governo do Estado de São Paulo faça um aporte financeiro para o túnel Santos-Guarujá, que será construído pela autarquia federal, em contrapartida, a União se comprometeria a fomentar uma terceira conexão entre a Baixada Santista e a capital, com prioridade para o transporte de cargas. Atualmente, a ligação entre as margens do estuário de Santos é fundamental, uma vez que corresponde a um dos maiores gargalos no transporte de mercadorias e pessoas no país. Por dia, são 78 mil passageiros que passam pelo canal com a balsa e, sem a conexão seca, 10 mil caminhões precisam fazer um percurso de aproximadamente 45 km. Em média, cerca de 30% das exportações e importações do país passam pelo local. Ontem (20), a autoridade portuária assinou um acordo de cooperação técnica com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP). O objetivo da parceria é adaptar um projeto que foi desenvolvido, entre 2012 e 2014, pela extinta autarquia Dersa. (Valor Econômico)