Governo do Sergipe fará leilão de concessão de serviços de água e esgoto neste ano

O Governo do Estado de Sergipe irá conceder à iniciativa privada os serviços de distribuição de água e esgoto prestados atualmente pela Companhia de Saneamento de Sergipe, a Deso, de...

O Governo do Estado de Sergipe irá conceder à iniciativa privada os serviços de distribuição de água e esgoto prestados atualmente pela Companhia de Saneamento de Sergipe, a Deso, de acordo com a secretária de Fazenda estadual, Sarah Tarsila Andreozzi. A previsão é que o leilão seja realizado até dezembro deste ano.

A companhia estatal Deso está presente em 71 dos 75 municípios do Estado, mas o acesso à rede de esgoto é para 60% da população. O leilão será feito num único bloco, sendo que o vencedor deverá atuar em todas as regiões do Estado. O investimento estimado é de aproximadamente R$ 7 bilhões, o sendo o responsável pela prestação de serviços durante 35 anos.

O estudo para a concessão está em andamento, em que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é responsável pela modelagem, a empresa estatal ficará responsável pela captação de água, enquanto a iniciativa privada cuidará da distribuição e o saneamento.

Com o anúncio do Tesouro Nacional de apoiar projetos firmados por Estados e municípios, o estado de Sergipe planeja avançar em parcerias público-privadas (PPPs). Segundo o governo federal, cerca de 150 projetos de PPPs em andamento podem se beneficiar dessa medida. Para facilitar as operações, o governo de Sergipe aprovou um projeto de mudanças por meio de uma lei estadual. (Info Money)