Na última quarta feira (31), sete trechos de rodovias federais que passam pelo Rio Grande do Sul foram incluídos no Programa Nacional de Desestatização (PND). Contudo, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul realizará novos estudos e avaliações técnicas para conceber o plano de concessão à iniciativa privada. Anteriormente, a previsão era que praças de pedágio seriam instaladas nas rodovias que seriam licitadas, porém a ideia foi descartada com a inclusão do sistema free flow. Assim, será necessário adequar o formato de concessão e a forma de cobrança, entre outros itens. Está definida a inclusão de novas rodovias no PND, o que permite ao Governo Federal encaminhar a realização dos novos estudos de viabilidade. O que pode rever a inclusão ou exclusão de parte das vias dos planos de concessão, entre elas as rodovias: BR-116, BR-290, BR-158, BR-392 e a nova ponte do Guaíba. ) Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) o modelo será revisto e um novo processo de estudo sobre pedágios com base em novas diretrizes deverá ser realizado ainda neste semestre. (GZH)

