Governo de São Paulo deve leiloar o Rodoanel Norte em março

O Governo do Estado de São Paulo marcou para o dia 14 de março o novo leilão do Rodoanel Norte. A obra que está parada há mais de 10 anos...

O Governo do Estado de São Paulo marcou para o dia 14 de março o novo leilão do Rodoanel Norte. A obra que está parada há mais de 10 anos poderá ser viabilizada por meio da nova concessão.

De acordo com o secretário estadual de Parceria em Investimentos, Rafael Benini, no mês passado dois grupos manifestaram interesse pelo contrato. Segundo informações, a XP seria um dos grupos que estudou o ativo, bem como a Acciona e o Pátria.

A Parceria Público-Privada (PPP) do Rodoanel terá duração de 31 anos, prevê aproximadamente R$ 3 bilhões de investimentos, dos quais R$ 2 bilhões serão destinados à finalização da obra, cerca de 44 km do trecho deverão ser construídos.

Será declarado o vencedor da concorrência, o grupo que oferecer o maior desconto sobre as contraprestações anuais, a serem pagas pelo Estado. O valor máximo, fixado em edital, é de R$ 51 milhões por ano. Em caso de proposta com 100% de desconto sobre esse valor, o desconto sobre o aporte público será o critério utilizado na escolha do futuro gestor.

O projeto foi estruturado pela gestão anterior. No ano passado, houve uma tentativa de licitação, mas foi cancelada em razão do baixo interesse pelo equipamento público. Assim, foram realizadas mudanças no edital, entre elas o reajuste dos desembolsos públicos e a inserção de mecanismos de mitigação dos riscos centrais, o que alterou o cenário anterior e agora chama atenção de empresas.

O Rodoanel Norte é o último trecho a ser construído para a conclusão do anel viário, que contorna a cidade de São Paulo (SP), cuja construção foi iniciada em 1998. Neste momento, os demais trechos do rodoanel já foram concedidos. (Valor Econômico)