Na próxima semana (04), o Governo do Estado de Mato Grosso irá assumir a concessão da rodovia BR-163. A cerimônia será realizada às 14 horas, na Sala de Reunião Garcia Neto, no Palácio Paiaguás, localizado na capital do estado.
Desde o início de sua gestão, em 2019, o governo tem buscado uma solução para o trecho da BR-163 em Mato Grosso. O trecho mato-grossense da rodovia será administrado pela empresa estatal MT Par, após a compra da concessionária.
O não cumprimento das obras de duplicação da rodovia, previstas no contrato de concessão com a Rota do Oeste, tem causado prejuízos sociais e econômicos significativos para a população local.
A solução idealizada pelo governador Mauro Mendes (União), de trazer a rodovia para administração do Estado, foi considerada inovadora pelo Ministério da Infraestrutura, Tribunal de Contas da União (TCU) e Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT).
O governo propôs quitar uma parte das dívidas, no valor de R$ 920 milhões, contraídas pela atual controladora, Odebrecht Transportes, como parte do processo de troca de controle acionário.
Em março, o Estado firmou um acordo com os bancos credores, propondo o pagamento de cerca de R$ 400 milhões. A expectativa é que o Estado invista um total de R$ 1,2 bilhão para garantir a duplicação e melhorar a trafegabilidade da rodovia. (Agora MT)
