Governo de Goiás inicia a implantação do Sistema Ferroviário Estadual

O Governo do Estado de Goiás deu início às tratativas para implantação do futuro Sistema Ferroviário Estadual (SFE), similarmente ao Sistema Rodoviário Estadual (SRE), que faz parte da malha viária...

O Governo do Estado de Goiás deu início às tratativas para implantação do futuro Sistema Ferroviário Estadual (SFE), similarmente ao Sistema Rodoviário Estadual (SRE), que faz parte da malha viária estadual.

Ontem (23), a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), órgão responsável pelo projeto, promoveu a primeira reunião com representantes de setores interessados na ampliação do transporte multimodal.

O objetivo foi apresentar a proposta, receber sugestões e elaborar, de forma compartilhada, um projeto de lei que autorize a criação de ferrovias no Estado.

Durante o evento, foi ressaltado o potencial de Goiás para absorver o modelo ferroviário, uma vez que reduziria o tempo de viagem e a emissão de gás carbônico, reduziria veículos de cargas de rodovias, diminui acidentes, amplia o conceito de mobilidade e reflete positivamente no turismo.

O presidente da Goinfra, Lucas Vissotto, abriu o encontro declarando que o tema é prioritário para o Governo de Goiás e que a criação do SFE será realizada em parceria com os setores envolvidos.

“Queremos ouvir as sugestões para elaboração de uma minuta do projeto de lei e para a definição do primeiro ramal secundário”, salientou Vissotto. Assim, a Goinfra irá reduzir a burocratização ao máximo, aumentando a participação da iniciativa privada. (Jornal Contábil)