Ontem (17), o Governo do Estado da Bahia anunciou uma nova licitação para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Salvador. A informação foi divulgada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), um dia após o Governo do Estado rescindir contrato com a Skyrail, concessionária que era responsável pelo serviço. A expectativa é que o novo edital saia até o início de setembro. “Eu espero que a gente possa fazer as tratativas do total desligamento diante desse aspecto do VLT e nós estaremos abrindo a licitação. O prazo que eu tenho na minha mesa é final deste mês, início do outro, para que a gente possa dialogar”, declarou o governador durante uma coletiva. O governador detalhou que o rompimento do contrato será conduzido pela Companhia de Transportes da Bahia (CTB), por representantes da Casa Civil e pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra). A decisão de rescindir o contrato foi tomada após a Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) apontar a medida como uma alternativa para a continuidade da implantação do sistema de transporte. De acordo com o governo, há uma inviabilidade em reconhecer o reequilíbrio econômico-financeiro sem estudos complexos, bem como a ausência de garantia que o contrato manteria a capacidade de execução da expansão do modal. (iBahia)
