Estado do Paraná manda ofício à União pedindo celeridade na recuperação da BR-277

Ontem (08), o Governo do Estado do Paraná encaminhou um ofício ao Ministério dos Transportes pedindo celeridade ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na identificação dos motivos que...

Ontem (08), o Governo do Estado do Paraná encaminhou um ofício ao Ministério dos Transportes pedindo celeridade ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na identificação dos motivos que provocaram o afundamento de pista na BR-277 e na solução do problema.

Atualmente, a administração da rodovia é de responsabilidade da União. É a principal ligação dos municípios do Estado com o Litoral e o Porto de Paranaguá, consta uma série de patologias na pista entre elas fissuras extensas.

A preocupação decorre da necessidade de realizar o escoamento da maior safra da história, estimada em 20,89 milhões de toneladas de soja, de acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

O ofício também pede celeridade ao Ministério no novo pacote de concessões, que vem sendo construído desde 2019. No formato definido, estão previstos investimentos de mais de R$ 50 bilhões em obras de duplicações, contornos e viadutos, além de manutenção das rodovias, pelos próximos 30 anos. O lote 2, que contempla o trecho da BR-277 na Serra do Mar, já recebeu o aval do Tribunal de Contas da União. (Governo do Estado do Paraná)