Ontem (03), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou a abertura de audiência pública referente à a relicitação da ferrovia Malha Oeste, que liga o estado de São Paulo ao de Mato Grosso do Sul, totalizando mais de 1.625 km de trilhos.
O objetivo da audiência é colher sugestões e contribuições para elaboração do edital de concessão. O prazo para o envio de sugestões se inicia na próxima segunda-feira (10) e finaliza no dia 25 de maio. Atualmente, a ferrovia é controlada pela concessionária Rumo Malha Oeste, da Rumo, uma empresa do Grupo Cosan responsável por administrar milhares de quilômetros de malha ferroviária no país.
Segundo a ANTT, a primeira audiência acontecerá presencialmente em Campo Grande (MS), em 26 de abril, já a segunda será realizada de forma híbrida na sede da ANTT, em Brasília (DF), no dia 03 do próximo mês.
O trecho será relicitado após o pedido de devolução da concessão em 2020. Na expectativa da agência reguladora, a relicitação e o novo contrato, é uma oportunidade para a execução de obras de modernização e ampliação da ferrovia, assim como a implementação de novos investimentos. Ademais, o novo processo licitatório possibilitará a atualização do contrato de concessão com base nas práticas regulatórias vigentes.
O projeto de relicitação terá novos pontos referentes às obras de infraestrutura e prevê investimentos da ordem de 18 bilhões de reais, a serem empenhados para o atendimento da demanda e operação ao durante todos os anos da concessão. (Yahoo! Finanças)
