Governo de Sergipe avança na concessão dos serviços de abastecimento de água e saneamento de esgoto: O Governo do Estado de Sergipe avançou com a concessão parcial da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), com o edital publicado em junho, a expectativa é que a fase de habilitação das empresas e o recebimento de propostas previsto aconteça no próximo dia 04, na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo(SP). De acordo com o edital, a duração do contrato será de 35 anos, permitirá à empresa selecionada explorar os serviços de distribuição da Deso, enquanto o Estado manterá a propriedade da companhia e a responsabilidade pelo tratamento e captação da água. O estudo técnico foi realizado em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o qual revelou que 48 dos 75 municípios do estado não possuem rede de esgoto, com apenas 57,1% do estado parcialmente atendido. A previsão é que com a concessão a cobertura aumente para 90% em dez anos, já no abastecimento de água, o Estado já cobre 95,3% do território, com expectativa de alcançar 99% dentro do mesmo período. O processo deve gerar mais de 7 mil empregos diretos e 13 mil indiretos, além de investimentos de R$ 6,5 bilhões. As melhorias prometem eliminar esgotos a céu aberto e reduzir a contaminação dos rios e lençóis freáticos, contribuindo para a saúde pública e ambiental do estado. As medidas são essenciais dentro do escopo do Novo Marco do Saneamento. (Faxu)
DNIT lança licitação para recuperar rodovias da região Oeste de Santa Catarina: Nesta semana (06), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) lançou um edital de contratação para obras de manutenção e conservação das rodoviasBR-282 e BR-163, no Oeste de Santa Catarina. As rodovias são utilizadas diariamente por mais de 7 mil motoristas, receberão cerca de R$ 170 milhões investimentos destinados a obras de: (i) recuperação do asfalto, (ii) recapeamento, (iii) poda e roçada, (iv) revitalização do sistema de drenagem, (v) melhorias na sinalização horizontal e vertical, entre outros serviços. O edital define intervenções na rodovia BR-282, desde Maravilha até Paraíso, incluindo trechos em Iraceminha, Descanso e São Miguel do Oeste, bem como a BR-163, englobando a Avenida Willy Barth e o segmento entre São Miguel do Oeste e Guaraciaba, totalizando 89,5 km de extensão. O edital prevê a execução de serviços ao longo de cinco anos. A contratação é necessária para expandir as obras de recuperação das rodovias, superando o volume ) de serviços do contrato atual. A abertura das propostas está marcada para 21 deste mês, com expectativa de iniciar as obras ainda no segundo semestre de 2024, após a rápida emissão da ordem de serviço. (ND+)
Leilão define empresa para construção de novo sistema de esgotamento sanitário na Bahia: Ontem (08), a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) conduziu um leilão na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo (SP), que definiu a Construtora Bahiana de Saneamento (CBS) como a responsável pela construção de um novo sistema de esgotamento sanitário em Gandu, no sudoeste da Bahia. O projeto tem o investimento estimado em R$ 100 milhões, beneficiará cerca de 30 mil habitantes de Gandu e, indiretamente, outras cidades da Bacia Hidrográfica do Recôncavo Sul, como Wenceslau Guimarães e Valença. No modelo de Locação de Ativos, a CBS financiará e implantará a infraestrutura, com prazo de dois anos para a conclusão. O sistema incluirá 57 km de rede coletora, nove estações elevatórias de esgoto e uma moderna estação de tratamento, capaz de processar 50 litros de esgoto por segundo, devolvendo efluentes tratados ao meio ambiente sem riscos de contaminação. Segundo o presidente da Embasa, Leonardo Góes, o projeto é indispensável para a ampliação do acesso ao saneamento e modernização dos serviços da empresa. Deverá ainda movimentar a economia local, pois tem o potencial de gerar: 464 empregos diretos, 219 empregos indiretos, 714 empregos via Efeito Renda, consolidando 1.397 empregos. (BNews)
Leilão define empresa para construção de novo sistema de esgotamento sanitário na Bahia: Ontem (08), a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) conduziu um leilão na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo (SP), que definiu a Construtora Bahiana de Saneamento (CBS) como a responsável pela construção de um novo sistema de esgotamento sanitário em Gandu, no sudoeste da Bahia. O projeto tem o investimento estimado em R$ 100 milhões, beneficiará cerca de 30 mil habitantes de Gandu e, indiretamente, outras cidades da Bacia Hidrográfica do Recôncavo Sul, como Wenceslau Guimarães e Valença. No modelo de Locação de Ativos, a CBS financiará e implantará a infraestrutura, com prazo de dois anos para a conclusão. O sistema incluirá 57 km de rede coletora, nove estações elevatórias de esgoto e uma moderna estação de tratamento, capaz de processar 50 litros de esgoto por segundo, devolvendo efluentes tratados ao meio ambiente sem riscos de contaminação. Segundo o presidente da Embasa, Leonardo Góes, o projeto é indispensável para a ampliação do acesso ao saneamento e modernização dos serviços da empresa. Deverá ainda movimentar a economia local, pois tem o potencial de gerar: 464 empregos diretos, 219 empregos indiretos, 714 empregos via Efeito Renda, consolidando 1.397 empregos. (BNews)

