Nesta terça-feira (05), a primeira locomotiva da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips), foi inaugurada durante uma cerimônia, que marcou o início do contrato da concessão. Um conjunto de empresas será responsável pela administração da ferrovia por um prazo de 35 anos. A expectativa é que, nos próximos 5 a 10 anos, a capacidade de movimentação de carga pela malha ferroviária seja duplicada, atingindo 120 bilhões de toneladas por ano. A Fips é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) composta pelas empresas Rumo, MRS Logística e Ferrovia Centro Atlântica (VLI). A operação sob a administração da nova cessionária começou no último domingo (01). A cessionária da Fips ficará responsável pela gestão, operação, manutenção e expansão da ferrovia dentro do Porto e terá de investir, no mínimo, R$ 1 bilhão em cinco anos para ampliação da capacidade ferroviária. (G1)
