Governo Federal prevê concessões no Porto de Santos (SP)

Na última quinta-feira (21), o novo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), esteve no município de Santos (SP), onde informou que irá destravar três importantes projetos para...

Na última quinta-feira (21), o novo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), esteve no município de Santos (SP), onde informou que irá destravar três importantes projetos para a região. Uma das prioridades será a construção do túnel Santos-Guarujá, um equipamento submerso que atravessará o canal de acesso do porto conectando os municípios de Santos (SP) e Guarujá (SP), que demandará investimentos na ordem de R$ 6 bilhões. O lançamento da obra faz parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Outro projeto que terá continuidade é o leilão do terminal de contêineres STS 10. O projeto havia sido estruturado no governo passado como um “megaterminal”. Porém, a licitação foi alvo de controvérsia entre as empresas interessadas e, neste governo, o edital está sendo reestruturado. Por fim, o ministro também sinalizou a intenção de leiloar uma Parceria Público-Privada (PPP), com duração de 20 anos, para a dragagem do Porto de Santos. O projeto deverá incluir cerca de R$ 200 milhões de investimentos por ano. No mesmo dia (21), Costa Filho também assinou três termos de compromisso: (i) para a retomada de construção da perimetral do Guarujá, (ii) para a expansão da poligonal do porto na região do Alemoa e, (iii) para a construção de quatro berços de combustíveis. (Valor Econômico)