O governador do Estado do Pará, Helder Barbalho (MDB), informou que o estado vai lançar até o fim do ano o primeiro edital de concessão de restauro florestal à iniciativa privada. A área a ser concedida tem 20 mil hectares e fica na cidade de São Félix do Xingu (PA). A escolha do local é simbólica, uma vez que, segundo Barbalho, trata-se da cidade que mais emitiu gases de efeito estufa na Amazônia nos últimos anos. De acordo com o governador, o edital de concessão está em fase final de elaboração, mas deve incluir o uso da área pela iniciativa privada por cerca de 30 anos e uma lista de todas as espécies de plantas e árvores que terão que ser recompostas. A empresa ou consórcio que conseguir a concessão terá que pagar taxas ao Governo do Estado do Pará para o uso da área. O retorno do investimento, segundo Barbalho, virá “da captura do carbono, do manejo destas áreas e do uso da biodiversidade neste território”. Além do envolvimento da iniciativa privada no projeto, o estado irá lançar, durante a COP 28, em Dubai, o seu Plano Público de Restauro de Florestas, que vai envolver investimentos diretos do estado na recuperação de áreas degradadas. Assim, serão as duas iniciativas inéditas para o restauro e a diminuição do desmatamento. (CNN Brasil)
