Ontem (27), o Governo Federal assinou os contratos de concessão do primeiro leilão de linhas de transmissão de energia realizados neste governo. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as concessionárias deverão investir cerca de R$ 15,7 bilhões e gerar aproximadamente 60 mil empregos diretos e indiretos. Os investimentos incluem a realização de obras de construção, operação e manutenção em 6.184 quilômetros de linhas de transmissão e subestações para os seguintes estados: Bahia, Sergipe, Pernambuco, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, o prazo previsto para conclusão é de 36 a 66 meses. Recentemente, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou que os investimentos vão reforçar, principalmente, as redes de transmissão da região Nordeste e do norte da região Sudeste no país, expandindo a capacidade do transporte de energia limpa e renovável para o Sudeste. “São seis estados beneficiados diretamente com obras nesta primeira etapa. Somente na Bahia, 79 municípios receberão novos empreendimentos. Em Minas Gerais, teremos obras em 75 municípios. Chegaremos à marca histórica de R$ 60 bilhões em investimentos em transmissão, somando esses três leilões”, destacou Silveira. (CNN Brasil)
