Governo do Paraná trabalha em modelagem da Nova Ferroeste

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, o Governo do Estado do Paraná trabalha na modelagem econômica e financeira para que o projeto da...

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, o Governo do Estado do Paraná trabalha na modelagem econômica e financeira para que o projeto da Nova Ferroeste possa ser atrativo aos investidores e passível de concessão. Segundo Alex, há a possibilidade de uma convergência de projetos entre a concessionária Rumo e a Ferroeste, quando se avalia o transporte de cargas e acesso ao Porto de Paranaguá, que atualmente é realizado majoritariamente por vias terrestres. Ao se referir ao escoamento por trilhos, o secretário disse entender que a renovação antecipada da concessão da Malha Sul, trecho administrado pela Rumo numa concessão do Governo Federal, é importante para a logística e que os projetos possuem sinergias, portanto, uma possibilidade de alinhamento dos projetos com a Ferroeste, concessionada ao estado do Paraná. Neste momento, pela fase de tramitação atual do projeto da Nova Ferroeste, não há negociações que envolvam a Rumo Logística, contudo uma parceria não deve ser descartada. A concessão da Malha Sul é válida até 2027, assim, a Rumo tem avaliado junto a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a antecipação da renovação. O diretor da agência, Marcelo Fonseca, afirmou que ainda há uma série de questões a serem avaliadas e que a proposta envolve averiguações no Tribunal de Contas da União (TCU). (Gazeta do Povo)