ViaMobilidade faz acordo e pagará R$ 150 milhões em indenização

Ontem (14), foi assinado nesta um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a concessionária ViaMobilidade e o Ministério Público de São Paulo em relação à operação das linhas 8-diamante...

Ontem (14), foi assinado nesta um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a concessionária ViaMobilidade e o Ministério Público de São Paulo em relação à operação das linhas 8-diamante e 9-esmeralda, que estão sob concessão da empresa desde 27 de janeiro de 2022. O contrato de concessão prevê o investimento total de R$ 4 bilhões pela ViaMobilidade em melhorias na operação das linhas. Neste momento, a empresa afirma que, deste montante, já investiu mais de R$ 2,5 bilhões. Com o TAC, a ViaMobilidade se compromete a pagar uma indenização de R$ 150 milhões, dos quais R$ 147 milhões serão alocados em investimentos imediatos, que não eram previstos inicialmente, e R$ 3 milhões que serão depositados no Fundo de Interesses Difusos (FID), que financiará projetos para reparação de danos diversos, como ao ambiente e ao consumidor. De acordo com a ViaMobilidade, a previsão é que R$ 50 milhões sejam destinados à construção de escolas ou centros educacionais nos municípios atendidos pelas linhas 8 e 9. De outro modo, o restante será destinado à desapropriação das áreas necessárias ao projeto de requalificação da estação Antônio João e à construção de um centro esportivo nas imediações da estação Grajaú. (Jornal de Brasília)