Comusa lança licitação para a construção de Estação de Tratamento de Esgoto

Hoje (25), o edital de licitação para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Luiz Rau no município de Novo Hamburgo (RS) deverá ser publicado. Atualmente, apenas 7,3%...

Hoje (25), o edital de licitação para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Luiz Rau no município de Novo Hamburgo (RS) deverá ser publicado. Atualmente, apenas 7,3% do esgoto do município é tratado. Com a nova ETE, até o final de 2024, Novo Hamburgo deve ter mais de 50% do esgoto doméstico tratado antes de chegar ao Rio do Sinos. Ao término do projeto, a expectativa é que 58% do esgoto seja tratado. A obra foi iniciada ainda em 2007, mas não foi concluída. Assim, estima-se um investimento de aproximadamente R$ 64 milhões, que serão providos pela Caixa Federal e pelo Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), e com a contrapartida da Comusa de R$ 6 milhões. Esta será a maior obra da Comusa e uma das maiores já realizadas no município. Após o edital ser publicado, a abertura do envelope das empresas interessadas ocorrerá em 15 dias. A expectativa é que o processo de concorrência pública seja executado em 60, com assinatura de início da obra. A licitação será por meio de Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC). Neste modelo, o orçamento estimado fica em sigilo para as empresas interessadas em participar da licitação. Na prática, isso garante um resultado mais vantajoso para o órgão público, pois estimula a concorrência entre os licitantes. (Jornal NH)