Governo do Pará estuda a concessão de 4 milhões de hectares da Amazônia

Hoje (15), o governador, Helder Barbalho (MDB), declarou que o Governo do Estado do Pará pretende realizar leilões de concessões de áreas florestais no próximo semestre. “Inicialmente, devemos colocar ao...

Hoje (15), o governador, Helder Barbalho (MDB), declarou que o Governo do Estado do Pará pretende realizar leilões de concessões de áreas florestais no próximo semestre.

“Inicialmente, devemos colocar ao mercado cerca de 4 milhões de hectares de áreas de florestas públicas para concessão privada, da floresta, nós precisamos restaurar áreas que no passado foram florestas e hoje estão antropizadas”, afirmou o governador ao ressaltar que o estado é signatário do pacto da Organização das Nações Unidas (ONU) para zerar emissões de carbono.

A meta do Brasil é zerar a produção de gases poluentes até 2050, já o estado do Pará se propôs em realizar as mudanças até 2036. Segundo o governador, serão oferecidos, inicialmente, 10.000 a 20.000 hectares de áreas antrópicas, isto é, locais onde a vegetação original foi alterada.

Para Barbalho, a iniciativa permite criar empregos e renda de forma sustentável promovendo o desenvolvimento regional. A ideia é que o estado se torne um exemplo para o país no que refere à conciliação do seu ativo florestal. A proposta já foi apresentada ao Governo Federal, o qual se comprometeu a mediar o assunto com os órgãos reguladores ambientais. (Poder 360)