Ontem (04), o Governo Federal e o Governo do Estado de Mato Grosso assinaram o documento que transfere oficialmente a concessão do trecho estadual da BR-163, que possui 850 km e corta o estado.
Com a assinatura ocorre a transferência do controle acionário da companhia Rota do Oeste para o governo do Estado, que assumirá as obras por meio da estatal MT Participações e Projetos (MT PAR).
A solução inédita permite que as obras sejam retomadas de forma imediata, sem necessidade de passar por relicitação, ferramenta que demoraria cerca de cinco anos para ocorrer. A BR-163 é a rodovia mais importante de Mato Grosso, corta os principais municípios e atinge diretamente 90% da população.
O governo estadual agora deverá investir R$ 1,6 bilhão em dois anos e as obras de recuperação devem começar imediatamente. Um cronograma já foi estabelecido considerando pontos com maior número de acidentes e pior fluidez no tráfego.
A rodovia BR-163 é corredor de escoamento de boa parte da produção do agronegócio da região, assim, os investimentos são mais do que necessários. O trecho beneficia não só o estado de Mato Grosso, mas também Mato Grosso do Sul, Pará e toda a região Centro-Oeste. (Governo Federal)
