No próximo mês, a partir do dia 01, a concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) irá assumir o Bloco 3 de concessões de rodovias estaduais do Rio Grande do Sul, referente ao Programa RS Parcerias.
O Bloco 3 é formado por 271,5 quilômetros de rodovias, que a futura gestora ficará responsável pelos serviços de operação, exploração, conservação, manutenção, melhoramentos e ampliação da infraestrutura de transportes dos trechos rodoviários.
O investimento estimado é de R$ 2,2 bilhões nos primeiros sete anos, totalizando R$ 3,4 bilhões em 30 anos, período total do contrato.
Com as modificações previstas, as expectativas são: (i) redução do número de acidentes, (ii) aumento de empregos diretos e indiretos, (iii) maior arrecadação de tributos estaduais e municipais e, (iv) maior dinamização logística, com aumento da velocidade média.
Neste momento, há seis praças de pedágio nas rodovias, mas no segundo ano de concessão, haverá alterações no número de praças. Segundo o edital, os preços deverão também deverão ser ajustados, tendo como base de correção o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que no acumulado de janeiro de 2020 a dezembro de 2022, está em 21,68%. (Acontece no RS!)
