Sistema de Metrô do Recife (PE) será concedido à iniciativa privada

O governo de Pernambuco e a base técnica do governo federal chegaram a um consenso: o sistema de metrô de Recife (PE) será estadualizado e, imediatamente na sequência, concedido à...

O governo de Pernambuco e a base técnica do governo federal chegaram a um consenso: o sistema de metrô de Recife (PE) será estadualizado e, imediatamente na sequência, concedido à iniciativa privada, que assumirá a gestão e operação após uma concorrência  pública.

Será preciso um aporte financeiro público no valor de R$ 3,8 bilhões. Onde R$ 3,1 bilhões serão mobilizados pelo governo federal e R$ 700 milhões pelo governo estadual. O modelo a ser adotado será de concessão pública simples, sem contrapartida financeira ao longo do contrato.

O processo de estadualização e concessão pública do Metrô do Recife (PE) pode começar ainda neste mês, segundo previsão dada ao governo de Pernambuco pelo Ministério da Economia, que comanda os estudos.

A modelagem e os valores foram apresentados ao Ministério da Economia no fim de 2021, já foram validados pela equipe técnica que lidera os estudos. O governo de Pernambuco será o gestor do futuro contrato de concessão, cujo pacote representará o montante de R$ 8,4 bilhões em 30 anos, sendo R$ 3,8 bilhões de aportes públicos. (JC Uol)