Prorrogação da concessão da MRS será assinada nesta sexta-feira

Amanhã (29), o Ministério da Infraestrutura assinará a prorrogação antecipada do contrato com a MRS Logística, operadora responsável por 1,8 mil quilômetros de trilhos na região Sudeste. O processo acontecerá...

Amanhã (29), o Ministério da Infraestrutura assinará a prorrogação antecipada do contrato com a MRS Logística, operadora responsável por 1,8 mil quilômetros de trilhos na região Sudeste. O processo acontecerá durante uma cerimônia em Juiz de Fora (MG).

O contrato de concessão da MRS seria finalizado em 2026, mas o acordo para a antecipação foi negociado para que a empresa aumentasse os investimentos na malha ferroviária.

De acordo com o ministro, a renovação de contratos neste molde já é uma prática realizada e constitui um dos “tripés” do plano de investimentos no modal ferroviário.

Com a extensão do contrato, a concessionária realizará investimentos na ordem de R$ 31 bilhões, durante os próximos 30 anos. Esta é a contrapartida ao uso do trecho ferroviário. O governo espera que o contrato promova o desenvolvimento econômico da região e gere novos postos de trabalho.

A concessão da MRS foi assinada pela primeira vez em 1996. A malha possui 1.643 quilômetros de extensão e passa pelos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, conectando os portos de Santos, Itaguaí, Guaíba e Rio de Janeiro. (Itatiaia)