O projeto de concessão da Nova Ferroeste tem como um de seus objetivos aumentar o nível de transporte de mercadorias dentro do estado e para os estados vizinhos. Neste momento, o projeto está na fase do licenciamento ambiental, que é realizado junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Em junho de 2022 foi divulgado o edital do projeto com as regras do contrato. A data prevista para o leilão, que será na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, ainda será definida, mas sabe-se que quem der o maior lance ficará responsável pelas obras e a exploração da malha férrea por 99 anos. (Tarobá News)
