MPF de Minas Gerais lança manifesto contra adiamento de concessão do metrô de BH

Hoje (06), o governador Romeu Zema (Novo) e o Ministério Público Federal de Minas Gerais publicaram um manifesto em defesa do leilão de concessão do metrô de Belo Horizonte, que...

Hoje (06), o governador Romeu Zema (Novo) e o Ministério Público Federal de Minas Gerais publicaram um manifesto em defesa do leilão de concessão do metrô de Belo Horizonte, que está previsto para o dia 22 dezembro deste ano.

O manifesto, assinado também pelo procurador Fernando Martins e pelo secretário de Infraestrutura, Fernando Marcato, menciona que os recursos necessários às obras do metrô já estão alocados nos orçamentos e depositados em conta dos governos federal e estadual.

De acordo com o documento, o metrô de Belo Horizonte está em franco processo de sucateamento, com uma frota antiga e sistemas de sinalização e controle. Para que o equipamento possa ser mantido em funcionamento, o Governo Federal aporta atualmente R$ 300 milhões no sistema, sem qualquer investimento relevante nos últimos dez anos.

Entre as justificativas, para que o leilão seja realizado no período agendado, está a possibilidade de que os recursos sejam destinados a outras finalidades. Outro ponto mencionado, é que os estudos que estruturaram o projeto, no decorrer do tempo, se tornarão defasados e os recursos alocados serão insuficientes para as obras.

“Mantendo-se a atual operação do Metrô os cofres públicos irá gastar nos próximos 30 anos R$ 9 bilhões, sem que qualquer novo investimento seja feito. O projeto de concessão prevê que, nos próximos 30 anos, o Governo Federal aportará R$ 2,8 bilhões no projeto e o Governo de Minas Gerais, R$ 440 milhões”, diz o manifesto. (Jornal de Brasília)