Ministério da Infraestrutura trabalha em concessão da Hidrovia do Tapajós

O Ministério da Infraestrutura está trabalhando com o Exército e a Marinha para criar um modelo de hidrovia no Brasil para auxiliar no escoamento de grãos. A intenção é ampliar...

O Ministério da Infraestrutura está trabalhando com o Exército e a Marinha para criar um modelo de hidrovia no Brasil para auxiliar no escoamento de grãos.

A intenção é ampliar a capacidade de transportes na Hidrovia Teles Pires-Tapajós, atualmente a principal do país.

Segundo o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, o objetivo é sair do modelo atual e migrar para o conceito de hidrovia, com sinalização, balizamento, dragagem e outros itens que façam com que o sistema possa ter maior volume transportado.

Atualmente, já são transportados pela hidrovia Tapajós cerca de 15 milhões de toneladas de produtos ao ano, volume que aumentou significativamente após a conclusão do asfaltamento da BR-163/PA até Miritituba (PA).

Para tanto, também é necessário ter a segurança de que a hidrovia terá água para navegação ao longo de todo o ano é essencial para garantir que elas terão investimentos privados em concessões ou PPPs (parcerias público-privadas), afirma a pasta.

Outro trecho hidroviário prioritário seria é a hidrovia do Tocantins, que com o licenciamento ambiental para as obras, o qual está previsto para este ano, haveria a possibilidade de realizar melhorias nos trechos onde há conectividade entre os estados de Mato Grosso, Tocantins e Pará. (Agencia Infra)