O leilão para a concessão rodoviária do Rodoanel da Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), será realizado hoje (12), o trâmite será realizado por intermédio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra).
Em uma sessão pública realizada na sede da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo (SP), será conhecido o vencedor do certame aquele que oferecer o maior desconto sobre o valor da contraprestação anual.
A concessão acontecerá via parceria público-privada (PPP), onde o Estado investirá aproximadamente R$ 3 bilhões, oriundos do acordo assinado com a Vale para a reparação de danos causados pelo rompimento da barragem em Brumadinho, por sua vez, a futura concessionária irá investir cerca de R$ 2 bilhões.
Segundo o projeto do governo de Minas Gerais, está prevista a construção de aproximadamente 100 km de malha rodoviária. A concessão é destinada a obras, manutenção e operação, onde o contrato terá duração de 30 anos.
Inicialmente, o leilão seria realizado no mês passado, porém foi adiado em decorrência da audiência de conciliação entre o governo de Minas Gerais e as prefeituras de Contagem e Betim, que questionaram o projeto em razão de questões ambientais associadas ao projeto. Com a remoção da liminar no dia 12 de julho o processo foi continuado. (G1)
