Hoje (22), na sede da B3, em São Paulo, foi realizado o leilão de concessão da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), responsável pela gestão do sistema de metrô de Belo Horizonte.
Houve apenas uma única concorrente no certame, o grupo Comporte Participações SA, que fez a oferta de R$ 25,7 milhões pelo equipamento, o que representa ágio de 33%, em relação ao valor inicial do leilão, que era de R$ 19 milhões.
A expansão do sistema metroviário de Belo Horizonte (MG) é aguardada há mais de 20 anos, agora nas mãos da iniciativa privada terá chance de sair do papel. De acordo com o cronograma do projeto, as obras deverão ser finalizadas apenas em 2029.
Segundo o projeto, cerca de R$ 3,7 bilhões serão aplicados na reforma de trens e estações da linha 1, a única da cidade, que conecta a região norte à Contagem, assim como na construção da linha 2.
Do total de investimentos previstos, R$ 3,2 bilhões serão providos pelo poder público, onde R$ 2,8 bilhões serão obtidos com do Governo Federal e R$ 400 milhões do Governo do Estado de Minas Gerais, já o futuro concessionário irá aportar cerca de R$ 400 milhões. A assinatura do contrato deverá acontecer em março. (Folha de São Paulo)
