Governo Federal relança licitação para concessão da BR-381

O Ministério da Infraestrutura relançou a concessão da BR-381 em Minas Gerais, a rodovia é conhecida como “Rodovia da Morte” em razão do número elevado de acidentes fatais. Após diversas...

O Ministério da Infraestrutura relançou a concessão da BR-381 em Minas Gerais, a rodovia é conhecida como “Rodovia da Morte” em razão do número elevado de acidentes fatais.

Após diversas alterações para melhorar a atratividade do ativo, a tarifa-teto de pedágio no novo edital é quase 25% maior em relação a tarifa do projeto anterior.

Cabe mencionar que houve sucessivos adiamentos do leilão. Em fevereiro, ele foi adiado indefinidamente, dada a falta de interessados, por exemplo.

O ministério e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), reestruturaram o projeto. Todo o trecho da BR-262, entre Minas e Espírito Santo, foi removido do pacote de ativos em virtude do alto risco geológico apresentado às obras de engenharia.

Neste momento, o Ministério da Infraestrutura acredita que, dado os ajustes feitos, o projeto tornou-se mais atrativo à iniciativa privada, o que poderá atrair interessados. (Valor Econômico)