Governo estuda reduzir prazos de leilões de energia

O Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e Energia (MME), planeja reduzir os prazos de leilões de energia, mediante a baixa demanda e mudança no perfil de atendimento...

O Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e Energia (MME), planeja reduzir os prazos de leilões de energia, mediante a baixa demanda e mudança no perfil de atendimento às distribuidoras dada a procura observada este ano. Segundo as distribuidoras, o governo deveria rever a política para os novos contratos de energia, que amarram o suprimento das áreas de concessão a custos de longo prazo, enquanto o próprio governo avança com a abertura do mercado livre. Na última sexta-feira (14), o leilão A-5 registrou a demanda de apenas duas distribuidoras: (i) Cemig (MG) e (ii) Equatorial Pará. Entre os mais de 2 mil projetos cadastrados para a licitação (83 GW), 22 foram contratados (0,6 GW), totalizando 177 MW médios. (epbr)