Governo de São Paulo garante que pedágios não aumentam em 2022

De acordo com o Governo Estadual de São Paulo, os pedágios de todas as rodovias paulistas não serão reajustados em 2022. A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte...

De acordo com o Governo Estadual de São Paulo, os pedágios de todas as rodovias paulistas não serão reajustados em 2022. A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), que é responsável pelas concessionárias de rodovias, informou que o compromisso é este, mesmo após ter realizado deliberações contrárias.

Segundo a ARTESP, por meio de sua assessoria de imprensa, “o compromisso do Governo de São Paulo é o de não aumentar as tarifas de pedágio nas estradas sob concessão em 2022”. A ARTESP ainda declarou que não há data definida para o reajuste de tarifas.

O atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), já havia mencionado em junho deste ano, que não haveria ajustes de tarifas: “… não haverá reajuste de pedágio nas rodovias paulistas. Diante da alta desenfreada dos preços, principalmente dos combustíveis, é impensável onerar o bolso dos paulistas”.

Por outro lado, após esta declaração, o Conselho Diretor ARTESP realizou uma reunião extraordinária, na qual deliberou que os reajustes deveriam ocorrer, ou seja, ficou decidido que os reajustes das tarifas de pedágio aconteceriam até o dia 16 de dezembro.

Ademais, também ficou deliberado “… a receita não recebida relativa ao reajuste tarifário a que as concessionárias fazem jus será reequilibrada através de  indenização financeira com pagamentos bimestrais até que o reajuste ocorra”, o primeiro pagamento seria realizado no final deste mês.

Neste momento, as palavras do governador e da ARTESP convergem na mesma direção: não haverá nenhum tipo de reajuste. (Estradas)