Governo de Pernambuco fará contrato para energia solar em prédios públicos

Ontem (05), foi realizada uma audiência pública virtual, pelo governo de Pernambuco que anunciou um contrato de concessão de geração de energia sustentável no valor de R$ 460 milhões....

 Ontem (05), foi realizada uma audiência pública virtual, pelo governo de Pernambuco que anunciou um contrato de concessão de geração de energia sustentável no valor de R$ 460 milhões.

A energia será destinada a 3.666 prédios públicos do estado. O modelo de operação será o de geração distribuída, com o valor da contraprestação mensal por parte do governo em R$ 3 milhões. Pelo projeto, estima-se uma economia de 30% ao poder público.

O projeto da Parceria Público-Privada (PPP) será direcionado aos prédios consumidores de baixa tensão, tais como escolas, unidades de saúde e outros. A empresa que vencer o processo será responsável pela construção de uma usina solar, também deverá conduzir a gestão e operação de serviços de compensação de créditos de energia elétrica para os órgãos do poder público do Estado.

No processo de licitação, vencerá a proponente que apresentar o menor valor de contraprestação mensal máxima. Um contratado independente auxiliará na aferição de indicadores de desempenho da empresa contratada. O período de duração da concessão administrativa será de 21 anos.

A audiência pública é uma das etapas do processo licitatório, que tem o objetivo dar transparência ao processo e adquirir contribuições da sociedade para o projeto. As sugestões poderão ser enviadas, até o dia 14 deste mês,  para o e-mail [email protected].

Os interessados no processo podem consultar o edital e os demais documentos, no site do Programa de Parcerias Estratégicas de Pernambuco. (Folha de Pernambuco)