Governo de Minas Gerais lança edital de concessão do Metrô de Belo Horizonte

Hoje (23), o Governo do Estado de Minas Gerais publicou o edital de concessão do Metrô de Belo Horizonte (BH). Quem administra o metrô atualmente é a Companhia Brasileira de...

Hoje (23), o Governo do Estado de Minas Gerais publicou o edital de concessão do Metrô de Belo Horizonte (BH). Quem administra o metrô atualmente é a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Atualmente, o Metrô de BH possui 28 km e 19 estações, que transportam diariamente mais de 100 mil pessoas. A previsão é que com a expansão, cerca de 260 mil passageiros sejam transportados por dia.

A concessão à iniciativa privada prevê investimentos de R$ 3,8 bilhões, os quais serão destinados à construção da Linha 2, que terá extensão de 10 km e sete estações, assim como, a expansão da Linha 1, com a ampliação da linha em 2 km e a construção de uma estação – Novo Eldorado.

O novo concessionário também deverá renovar a frota de trens e realizar modernizações nos sistemas na infraestrutura do metrô. O contrato ainda prevê que os atuais funcionários da CBTU não devem ser demitidos por no mínimo 12 meses.

A previsão é que a Linha 2 seja entregue em 2029, pois estima seis anos para sua construção, a partir da assinatura do contrato, que acontecerá em 2023. O projeto terá o apoio do Governo Federal de R$ 3,2 bilhões, já o auxílio estadual será de R$ 430 milhões, referentes ao acordo com a Vale.

O leilão deve ser realizado em dezembro deste ano, com o lance mínimo para a outorga em R$ 22,8 milhões e o contrato para o período de 30 anos. (Metrô CPTM)