No início da semana (07), o Governo de Minas Gerais, representado Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad), assinou o primeiro contrato de concessão para gestão regionalizada de Resíduos Sólidos Urbanos do Brasil.
O contrato estima o investimento de R$ 1,2 bilhão, durante os próximos 30 anos, em oito municípios do Triângulo Mineiro que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Grande. A expectativa é que a iniciativa beneficie pelo menos 430 mil pessoas, que habitam a região.
O projeto foi elaborado com os recursos do Fundo de Estruturação de Parcerias Público-Privadas (FEP), da Caixa Econômica Federal, considerando as especificações definidas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
O Consórcio S, formado pelas empresas Soma Ambiental e Seleta Tecnologia Ambiental, ofereceu a menor tarifa para o usuário, consagrando-se como o vencedor do processo licitatório em abril deste ano. Deverá iniciar as operações em fevereiro do próximo ano.
Segundo o projeto, a concessionária deverá investir cerca de R$ 164,7 milhões na implantação de empreendimentos na região do Convale (MG) e, assumirá os custos de operação e manutenção de R$ 944 milhões do equipamento pelos próximos 30 anos do contrato. (Correio do Sul)
